Quando viajamos, fica quase inevitável fazer uma rápida amizade, nem que seja com uma única pessoa. Uma pesquisa revela que os brasileiros querem mesmo “ter um milhão de amigos” e são craques na hora de esbanjar carisma e fazer novas amizades ao redor do mundo. O estudo ainda mostra que não somos mais próximos apenas das pessoas que moram perto, mas cada vez mais daqueles que conhecemos ao viajar.
A pesquisa online da rede de hotéis Mercure, realizada pelo Instituto TNS Sofres, foi aplicada em 13 países, com mais de 5500 pessoas, de 16 a 65 anos, que ajudaram a estabelecer a relação entre afeição, viagens e as redes sociais, ou seja, entender os vínculos entre as pessoas dentro de uma era digital. Um dado curioso é que 56% dos entrevistados fizeram amigos durante uma viagem, sendo 84% dos brasileiros os mais empolgados com os novos amigos, seguidos dos chineses, com 71%. Os japoneses, que têm fama de serem reservados, resultaram em 11% dos que fazem amizade durante suas aventuras pelo mundo.
Os resultados apontam que a noção de amizade estreita foi descrita como o compartilhamento de valores, a ausência de julgamento e a total disponibilidade um com o outro. Mais do que qualquer outra coisa, para 83% dos entrevistados, o melhor amigo é alguém em que se possa confiar e este ciclo é normalmente composto por três ou quatro pessoas. E novamente surgem os japoneses com um número baixo, sendo que 16% deles declararam não ter nenhum amigo mais próximo.
O uso das redes sociais tem sido uma chave para manter as amizades à distância e organizar itinerários, já que os locais acabam ajudando os turistas online também. O estudo mostra que 45% dos viajantes disseram buscar amigos de amigos em suas redes sociais para obter boas dicas (49%) e para ter alguém conhecido por perto em caso de emergência (35%). É importante notar que os australianos vão um pouco mais além, e contatam os amigos dos amigos em grande parte para perguntar se podem se hospedar em suas casas durante suas viagens, 35% dos entrevistados. Além disso, a maioria dos viajantes (77%) mantêm contato com seus amigos nas redes sociais.
A pesquisa ainda fala sobre a teoria dos seis graus de separação, na qual apenas seis pessoas separam um ser humano do outro no planeta. Quando questionados sobre “Quem você gostaria de conhecer graças à Teoria dos Seis Amigos?”, 70% dos brasileiros disseram que gostariam de conhecer uma celebridade, preferencialmente um cantor, músico ou DJ (14%), especialmente as mulheres.
O infográfico abaixo resume a pesquisa e alguns dados citados no texto. E você, já fez grandes amigos durante suas viagens?